Linguagens Cibernéticas

O computador trás uma linguagem diferente, com elementos signicos e midiáticos. Através de imagem, som e textos híbridos surge a hipermídia, com processos de comunicação novos, interativos e dialógicos. E o computador é o meio de produção, armazenamento e distribuição da hipermídia, além de poder ir adiante das mídias tradicionais.

A linguagem digital pode esclarecer qualquer código, linguagem ou sinal e permite que essas linguagens se misturem. Sons, palavras e imagens passam a andar unidas dando maior ênfase na leitura, e os usuários aprendem a interagir, afinal a base da hipermídia é a interatividade, que pode ser vista nas redes sociais.

A hipermídia vai além da escrita, propriamente dita, pois sofre uma fusão com outras linguagens. Por exemplo, a linearidade textual da leitura é quebrada em módulos que formam fragmentos de textos, gráficos, desenhos, entre outros acompanhados por sons, música ou ruído.  A hipermídia tem capacidade de concentrar milhares de informações em um único nó, por isso é preciso ter um mapa cognitivo do design estrutural de um documento.

Um site que apresenta um mapa fácil de ser navegado é o Google, pois passa do caminho mais simples para o mais complexo. Porém em qualquer lugar da Web as coisas só funcionam com ajuda dos internautas, pois são eles que interagem e que dão comando para fazer isso ou aquilo. Para interagir é preciso que tenha interface, que facilita a leitura. A tendência é criar uma interface que tenha exatamente a mentalidade humana, principalmente porque a hipermídia é uma linguagem que está em constante crescimento.

Texto baseado no fragmento de texto “A linguagem como antídotos ao midiacentrismo”  de Lucia Santaella.

19 de novembro de 2009. Uncategorized.

Deixe um comentário

Be the first to comment!

Deixe um comentário

Trackback URI